PROGRAMAS / ATIVIDADES DESENVOLVIDOS PELO LAR ESPERANÇA
 

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

Atualmente a entidade atende 103 idosos em três programas distintos:

Atendimento Fraterno: Programa de Proteção Social Básica que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população idosa que vive no jardim Santo Antonio e Bairros circunvizinhos e se encontram em situação de vulnerabilidade social em decorrência da pobreza, privação (insuficiência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero, ou por deficiências, dentre outras). O programa é desenvolvido todas as sextas feiras, no período da tarde, das 14 às 17 horas, com a realização de várias atividades que visam estimular a sociabilidade e a melhoria da auto-estima. Atualmente o programa atende 68 idosos;

Abrigo: Programa de Proteção Social Especial de Alta Complexidade que se destina a oferecer proteção social integral – moradia, alimentação, higienização, etc., Este programa oferece atendimento institucional integral a idosos que se encontram em situação de risco social e/ou pessoal por uma série de fatores (abandono, maus tratos físicos e/ ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, esgarçamento de vínculos familiares e comunitários) e que não contam mais com a proteção e o cuidado de suas famílias. O programa é desenvolvido permanentemente e atende atualmente 20 idosos;

Centro Dia: Programa de Proteção Social Especial de Média Complexidade que se destina a atender idosos que se encontram em situação de risco social e/ou pessoal devido à situação laboral de suas famílias que não tem condições de lhes oferecerem cuidados diurnos e nem dispõem de recursos financeiros para contratarem profissional que realize estes cuidados. Visa promover a preservação dos vínculos familiares, bem como estimular a sociabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos. O programa é desenvolvido semanalmente, de segunda a sexta-feira, das oito às 18 horas e atende atualmente 15 idosos residentes na zona norte de São José do Rio Preto, especialmente do Jardim Santo Antonio e bairros adjacentes.

CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO

Atendimento Fraterno:
* Pessoas com sessenta anos ou mais;
* Idosos com renda de até 1 ½ salário mínimo;
* Idosos moradores do Jardim Santo Antonio ou bairros adjacentes;
* Idosos não acamados e sem problema mental.

Abrigo:
* Pessoas com 60 anos ou mais;
* Idosos cuja triagem comprovem serem desprovidos de condições sócio-econômicas e familiares para se manterem em suas residências.

Centro Dia:
* Idoso com 60 anos ou mais;
* Idoso residente na Zona Norte de São José do Rio Preto;
* Idoso cuja triagem comprovem serem desprovidos de condições sócio-econômicas e familiares para se manterem em suas residências, sem o auxílio da instituição no horário laboral de seus familiares.

ATENDIMENTOS PROFISSIONAIS

Serviço Social: Realização do Momento Social – trabalho de grupo que promove a integração entre os idosos, a troca de experiências e a discussão de temas sugeridos pelos próprios atendidos; Processo de triagem para admissão de novos idosos, visitas domiciliares, entrevistas, elaboração do histórico social, atendimentos familiares, encaminhamento para serviços públicos e particulares, orientação quanto a benefícios assistenciais e promoção de passeios.

Enfermagem: Realiza cuidados básicos e diretos - auxílio para o banho, higienização íntima e oral, auxílio na movimentação baseando-se nas capacidades de cada um, segundo análise de AVD (Atividade de Vida Diária). Administra medicações de uso dos idosos, nos horários estabelecidos segundo prescrição médica. Acompanha os idosos em consultas e exames de diagnose, sempre que necessário.

Terapeuta Ocupacional: Realização de atividades da vida diária – AVD e AIVD, atividade expressivas, lúdicas, artesanais e culturais. Avaliação de anamnese e plano de tratamento, com os seguintes objetivos: valorização, interação, estímulo às atividades motoras finas, estímulo aos aspectos cognitivos (atenção. concentração, memória e raciocínio). Preservação das funções motoras e cognitivas remanescentes. Atividades: Bingo, gincana de perguntas, dinâmicas em grupo, confecção de trabalhos manuais, pintura entre outros.

Fisioterapeuta: Realiza trabalho visando à parte motora sensorial, coordenação e equilíbrio. Trabalha a parte neurológica com estímulo neuro-sensorial. Objetiva trazer novamente para a vida, reabilitando e criando nova etapa do desenvolvimento motor e sensorial.

Psicólogo: Acompanhamento psicológico aos atendidos, de acordo com as necessidades individuais.

Clínico Geral: Atendimento médico aos idosos assistidos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Momento Social; (informativo sobre os acontecimentos relativos a terceira idade em âmbito nacional – discussão de temas atuais – dinâmicas – exibição de vídeos – Etc.)
• Aula de canto / Coral;
• Projeto Saúde em Movimento; (atividade física)
• Alongamento; (atividade física)
• Confecção de trabalhos manuais;
• Aula de culinária;
• Comemoração dos aniversários;
• Palestras;
• Dinâmicas de grupo;
• Passeios diversos;
• Jogos;
• Aula de higiene.

 
Os Programas desenvolvidos pelo lar Esperança vão ao encontro do que preceitua a Política Nacional da Assistência Social – PNAS/2004 e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, na medida em que desenvolve ações em três níveis de Proteção Social:

• Proteção Social Básica;
• Proteção Social Especial de Média Complexidade;
• Proteção Social Especial de Alta Complexidade.